103. Uma cidade chamada Natal

Foto Aérea de Natal por Ney Douglas

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Vocês sabiam que existe uma cidade chamada Natal aqui no Brasil? Não só existe como é a capital do estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste. Eu moro em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, na Região Sul. Natal é a capital do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste. 

Eu visitei Natal quando tinha 15 anos de idade. Agora tenho 44, então, fazendo um cálculo simples, dá pra ver que faz muito tempo. Lembro que gostei bastante. A praia em que ficamos, chamada Ponta Negra, era muito bonita. O clima era agradável, e a comida era muito gostosa. Mas, claro, depois de 29 anos, a cidade de Natal deve estar bem diferente de como é na minha memória. Talvez seja hora de visitá-la novamente.     

A cidade de Natal tem esse nome porque foi fundada no Natal, mais especificamente no Natal do ano de 1599, às margens do rio Potengi, em um dos pontos mais a leste da América do Sul. Ou seja, Natal foi fundada há mais de 400 anos. 

Mas vamos viajar um pouco mais no tempo para descobrir um pouco mais sobre a história dessa cidade. Vamos para o ano de 1535, quando foi fundada a Capitania do Rio Grande. Naquela época, essas terras por aqui ainda eram uma colônia de Portugal. O objetivo dessa capitania era colonizar as terras da região pelos portugueses, o que não foi muito fácil devido à resistência indígena e aos piratas franceses. 

Na verdade, não foi nada fácil, e não dá pra dizer que deu muito certo, pois os indígenas e os franceses uniram suas forças, e os portugueses não deram conta do recado. 

A expressão “dar conta do recado” significa ser capaz de realizar uma tarefa com sucesso.

Algumas décadas mais tarde, em 25 de dezembro de 1597, uma nova expedição portuguesa chegou para expulsar os franceses e reconquistar a capitania. Como estratégia de defesa, os portugueses começaram a construir um forte que foi chamado de Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia de Reis, ou seja, no dia seis de janeiro. 

Natal também foi ocupada por holandeses entre 1633 e 1654, período no qual foi chamada de Nova Amsterdã. 

E Natal foi o local onde foi decidida a entrada do Brasil na segunda guerra mundial. Em 1942, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, chegou ao porto de Natal. Roosevelt se encontrou com o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Este encontro ficou conhecido como a Conferência do Potengi. 

A cidade de Natal é chamada de a Cidade do Sol, pois lá faz cerca de 300 dias de sol ao ano. Além das praias lindas, Natal é um local de muita cultura, com museus e muitos prédios históricos. A música, a dança, o teatro, a literatura, a gastronomia e o artesanato de Natal surgem de uma grande mistura de influências, de influências indígenas, africanas e europeias. 

E você, já foi para Natal? Eu já, mas quero voltar! 

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!