104. Resoluções de Ano Novo

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Na semana passada, pela primeira vez na história deste podcast, não teve episódio novo na quinta-feira. É que meio que me perdi no tempo por causa do Natal. Aliás, passei a noite do dia 24 de dezembro, que é quando os brasileiros realmente celebram o Natal, com minha família. Foi uma noite muito divertida. Como vocês passaram o Natal? Espero que também tenha sido divertido. Sei que esta época nem sempre é fácil…

E agora estou gravando o último episódio do ano! Nem acredito que passei um ano inteirinho fazendo um podcast, e que pessoas de várias partes do mundo escutam. Muito obrigada a todos vocês! Fico muito feliz de poder compartilhar um pouco da cultura brasileira e da minha língua materna, o português brasileiro. 

Como o ano está quase acabando, está quase terminando, vou falar sobre resoluções de Ano Novo. Vocês fazem resoluções de Ano Novo? Aqui no Brasil é bem comum. Algumas resoluções comuns são: começar uma dieta, fazer mais exercício, economizar dinheiro, aprender inglês ou algum outro idioma e passar mais tempo com a família.

Eu costumo fazer uma lista de resoluções todos os anos. Nem todo mundo gosta de fazer essas listas, mas eu gosto, pois me ajuda a priorizar minhas ações e a tomar decisões. Claro, é preciso ser flexível, às vezes as coisas mudam, e a vida toma um rumo diferente. Mesmo assim, eu sigo com minhas listas; se vou conseguir cumprir tudo, daí já são outros quinhentos… 

A expressão “outros quinhentos” significa que uma coisa é completamente diferente da outra. Ou seja, fazer uma lista de resoluções é uma coisa, e cumprir essas resoluções, alcançar esse objetivos, é outra completamente diferente. 

Então, eu sigo com minhas listas; se vou conseguir cumprir tudo, são outros quinhentos, é uma coisa completamente diferente.

Para 2025, fiz uma lista relativamente simples. É a seguinte:

  • Ler muitos livros (o que é fácil, gosto de ler e sempre leio muito);
  • Ouvir músicas novas;
  • Assistir a filmes interessantes;
  • Seguir praticando tai chi chuan;
  • Voltar a praticar yoga com regularidade;
  • Seguir estudando idiomas diariamente;
  • Seguir com o podcast;
  • Aproveitar Porto Alegre indo a shows, restaurantes e cafés;
  • Ir aos museus Júlio de Castilhos e de Paleontologia (ambos aqui na capital gaúcha).

No Brasil, é comum passar a virada do ano com familiares e amigos, e como é verão, muitas pessoas vão ao litoral, ou seja, à praia. Eu gosto de passar a virada em casa, com meu marido, ouvindo música e comendo lentilhas, que é um prato tradicional de fim de ano.

Muito obrigada pela companhia em 2024, e nos vemos em 2025!    

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!