31. Ziraldo
Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
Você já ouviu falar no Ziraldo? Aqui no Brasil, muitas pessoas conhecem esse nome. Ziraldo foi um escritor, ilustrador e jornalista brasileiro. Ele faleceu, ou seja, ele morreu no dia seis de abril deste ano, 2024. Ele tinha 91 anos de idade.
Ziraldo escreveu e desenhou muito em sua vida. Mas eu e muitos outros brasileiros o conhecemos principalmente por causa do Menino Maluquinho. O Menino Maluquinho, algo como Crazy Boy em inglês, é o personagem principal do livro intitulado, ou seja, do livro chamado Menino Maluquinho.
Eu ganhei esse livro quando eu era criança. Eu adorava! Li esse livro diversas, várias vezes, muitas vezes. Os desenhos do livro Menino Maluquinho são simples, em preto e branco. Mesmo assim, é um livro muito bonito e divertido. Hoje em dia, além do livro, existem filmes, série de TV e até desenhos animados do Menino Maluquinho.
Ziraldo também escreveu muitos outros livros infantis.
O nome completo do Ziraldo é Ziraldo Alves Pinto.
Ziraldo não é um nome comum no Brasil. Na verdade, esse nome é a junção, a união, a mistura dos nomes de seus pais. A mãe de Ziraldo se chamava Zizinha, e o pai do Ziraldo se chamava Geraldo. Bom, misturar o nome dos pais para criar um nome para o filho ou para a filha é algo que acontece bastante aqui no Brasil.
Ziraldo nasceu na cidade de Caratinga, em Minas Gerais, em 1932. Ele faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 2024.
Ziraldo se formou em Direito, mas trabalhou toda sua vida como jornalista, escritor e desenhista, ou seja, ilustrador. No início dos anos 1960, ele criou uma revista em quadrinhos para crianças. Essa revista em quadrinhos se chamava Pererê. Porém, logo depois do início da ditadura militar em 1964, essa revista, Pererê, deixou de ser publicada.
Ziraldo também trabalhou no jornal semanal intitulado, ou seja, chamado O Pasquim, voltado para adultos. Esse jornal tinha um posicionamento contrário à ditadura militar.
Eu encontrei o Ziraldo duas vezes. A primeira foi no aeroporto. Eu não falei nada, pois fiquei com medo de incomodar. Mas eu sorri para ele. Eu queria, de certa forma, que ele soubesse que eu gostava muito de seu trabalho.
A segunda vez foi na Feira do Livro de Porto Alegre. Um amigo em comum quis nos apresentar, mas eu fiquei muito tímida e disse que não queria. Que boba, né? Mas essa foi a minha reação na hora…
VOCABULÁRIO
escritor – writer
desenho animado – animated cartoon
formar-se em Direito – to get a Law degree
revista em quadrinhos – comic book
incomodar – to annoy
tímida – shy
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!