49. Taxa de alfabetização

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Recentemente, o IBGE divulgou dados do Censo 2022. O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

O IBGE realiza vários tipos de pesquisa, faz vários tipos de pesquisa. A mais conhecida de todas é o Censo Demográfico. Por meio do Censo Demográfico, o IBGE recolhe e divulga várias informações sobre a população brasileira, por exemplo, o número de habitantes, o número de homens e de mulheres, o número de crianças e de idosos, onde e como as pessoas vivem etc.

O IBGE também recolhe e divulga informações sobre a taxa de alfabetização dos brasileiros. Mas o que é alfabetização? 

Alfabetização é o processo de aprender a usar o alfabeto, ou seja, a usar as letras. Em outras palavras, alfabetização é o processo de aprender a ler e a escrever. Um sinônimo de alfabetização é letramento. O verbo alfabetizar significa ensinar alguém a ler e a escrever. E uma pessoa alfabetizada é uma pessoa que sabe ler e escrever, uma pessoa que aprendeu a ler e a escrever. 

Assim, a taxa de alfabetização é o número de pessoas que são alfabetizadas, que sabem ler e escrever, dentro de um certo grupo. 

Ser alfabetizado é saber ler e escrever. Já uma pessoa que não sabe ler nem escrever é uma pessoa analfabeta. Muitas pessoas nunca aprenderam a ler nem a escrever porque não tiveram acesso à escola, porque precisaram trabalhar desde cedo, por exemplo. Assim, o analfabetismo é muitas vezes um problema social. 

De acordo com o IBGE, em 2022, havia 163 milhões de pessoas com 15 anos ou mais no Brasil, pessoas com 15 anos de idade ou mais no Brasil. Dessas pessoas, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples. Bilhete é note em inglês. Deixar um bilhete para alguém é to leave a note to someone. No mesmo ano, 2022, 11,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabiam ler nem escrever um bilhete simples.

Ou seja, em 2022, a taxa de alfabetização foi de 93%, e a taxa de analfabetismo foi de 7%. Isso, lembrando, entre pessoas com 15 anos de idade ou mais. Claro, não são consideradas aqui crianças que ainda não têm idade para aprender a ler e a escrever. 

No Censo 2010, a taxa de alfabetização era de 90,4%, e a taxa de analfabetismo era de 9,6%. Ou seja, em 12 anos, houve uma redução do analfabetismo no Brasil. 

VOCABULÁRIO

censo demográfico – demographic census

recolher e divulgar informações – to collect and disseminate information

taxa de alfabetização – literacy rate

analfabeto – illiterate 

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!