51. Brique da Redenção

Alex Rocha/PMPA

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Um programa muito popular aos domingos aqui em Porto Alegre, cidade onde eu moro, é ir ao Brique da Redenção. Esse é um passeio que podemos fazer com toda a família, e inclusive levar os cachorros. Quem quiser, pode também levar a cuia e a garrafa térmica para tomar chimarrão. (Se você não sabe o que é chimarrão, recomendo ouvir o episódio sete deste podcast.) 

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, e o Brique da Redenção é um de seus grandes atrativos, tanto para turistas como para quem vive aqui. Mas o que é o Brique da Redenção? 

O Brique da Redenção é uma feira de artesanato, artes e antiguidades. Uma feira é um evento em um espaço público no qual as pessoas vendem mercadorias. Artesanato refere-se a produtos feitos à mão, como brinquedos de madeira, blusas de crochê e bolsas de couro

O Brique da Redenção é realizado aos domingos, das 9 horas da manhã até as 6 da tarde. As tendas dos vendedores ficam na Avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim. Essa avenida fica ao lado do Parque da Redenção, que oficialmente se chama Parque Farroupilha. Por isso, a feira chama-se Brique da Redenção. 

O Brique da Redenção teve início no ano de 1978 com foco em antiguidades. Um dos modelos para a criação dessa feira porto-alegrense foi a Feira de San Telmo, tradicional feira da capital argentina, Buenos Aires. Naquela época, aliás, o Brique da Redenção se chamava Mercado de Pulgas e contava com 40 expositores. 

Em 1982, surgiu a Feira de Artesanato do Bom Fim. Atualmente, hoje em dia, o Brique da Redenção reúne essas duas feiras, o antigo Mercado de Pulgas e a Feira de Artesanato do Bom Fim, e outras feiras também, numa só, num só local, com vendedores de artesanato, de antiguidades, de obras de arte e de comidas e bebidas.

Em 2005, o Brique da Redenção foi declarado patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul. 

Eu adoro ir ao Brique da Redenção, principalmente se estou procurando algo novo para minha casa ou algum presente. Lá, encontramos peças únicas e ainda podemos falar, podemos conversar, com quem as fez.

VOCABULÁRIO

passeio – a walk 

fazer um passeio / ir passear – to go for a walk

atrativos – attractions

feira – fair / market

artesanato – handicraft

antiguidades – antiques

mercadorias – goods

brinquedos de madeira – wooden toys

blusas de crochê – crochet blouses

bolsas de couro – leather purses

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!