58. Feijão com arroz

Foto de Felipe Spina

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Bom, eu vou tentar falar de forma clara. E estou meio resfriada, e meu nariz está trancado.

Mas eu vou fazer o meu melhor.

Um prato muito popular nas mesas brasileiras é o feijão com arroz. Claro, geralmente o feijão com arroz é acompanhado por uma salada e um pedaço de carne ou frango. Mas o principal é o feijão com arroz. 

Feijão com arroz é tão comum, tão popular, que quando queremos dizer que algo é rotineiro, habitual, dizemos que é “feijão com arroz”.

Mas nem sempre o feijão com arroz foi o prato do dia a dia do brasileiro. Antes de ser acompanhado pelo arroz, o feijão era consumido por aqui principalmente com farinha de mandioca

O arroz chegou pra valer no Brasil com a corte portuguesa, em 1808. O arroz, no século 19, era usado principalmente na alimentação de soldados e funcionários públicos

A combinação feijão e arroz é muito gostosa e também muito saudável. De acordo com a Wikipedia, “O arroz com feijão é um prato rico em nutrientes. Estes cereais, combinados, fornecem carboidratos e proteínas.” Além de ferro, vitaminas do complexo B e cálcio.

Também de acordo com a Wikipedia (e de acordo com a minha experiência enquanto brasileira comedora de feijão com arroz), existem muitas variações desse prato, cada uma com o seu próprio sabor. 

Alguns exemplos são: arroz e feijão preto, arroz e feijão vermelho e arroz e feijão branco. Para mim, que sou gaúcha e vivo em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, o mais comum é o feijão preto, mas sei que essa variedade não é a mais comum em outros estados. 

Para muitos brasileiros, feijão com arroz é um prato rotineiro. Contudo, quando se viaja para outro país, quando se viaja para o exterior, muitos sentem falta dessa combinação gostosa e saudável. Quando eu volto de viagem, por exemplo, minha mãe sempre me convida para almoçar e serve feijão com arroz.

Aqui no Brasil, o feijão é sempre salgado. Muitos brasileiros nem pensariam em comer feijão de outra maneira. Porém, eu gosto muito de doces japoneses feitos com feijão. Aliás, adoro mochi, que é um doce japonês tradicional feito com arroz e, muitas vezes, recheado com feijão. 

Uma coisa interessante que falamos aqui no Brasil é “fome de comida.” Fome de comida é aquela fome de algo quente e salgado. Uma fome que um doce ou um lanchinho qualquer não pode saciar. Quando um brasileiro diz que está com “fome de comida”, ele quer dizer que está com fome de um prato quente e salgado ou, ainda, com fome de feijão com arroz especificamente.

VOCABULÁRIO

feijão com arroz – beans with rice

pedaço de carne – piece of meat

frango – chicken

consumido – eaten

farinha de mandioca – cassava flour

funcionários públicos – civil servants

lanchinho – snack

sentir falta de alguma coisa – to miss something 

salgado – savoury