59. Brasil e Japão

Spectreman, o heroi da minha infância!

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

O Japão é o país mais distante do Brasil. Mas, apesar da distância geográfica, Brasil e Japão são muito próximos.

Vou começar com uma história pessoal. Eu conheci o meu marido numa aula de japonês! Nós éramos colegas num curso de idioma japonês, então ficamos amigos, e acabamos nos apaixonando. O Japão, esse país tão distante, tem uma importância imensa na minha vida.

Quando eu era criança, meu heroi preferido era o Spectreman. Spectreman é um seriado japonês de ficção científica. O personagem principal, o Spectreman, um androide alienígena, ou seja, um robô humanoide vindo de outro planeta, protegia a Terra contra as maldades do vilão, o Dr. Gori. Spectreman foi exibido no Japão no início dos anos 1970. Aqui no Brasil, o seriado passou na TV no início dos anos 1980. 

Quando eu era adolescente, os Cavaleiros do Zodíaco passaram na TV por aqui. Um pouco mais tarde, chegaram os mangás, as revistas em quadrinho japonesas. Eu estava na faculdade quando comprei um mangá por curiosidade numa banca de revistas e me apaixonei. Foi assim que começou meu interesse pela língua japonesa. E foi por isso que, quando eu passei por acaso em frente a uma escola de japonês, me matriculei. E isso mudou a minha vida para sempre.

O sushi também é um prato muito comum por aqui. Quando eu era criança, acho que ninguém por essas bandas se arriscaria a comer peixe cru. Mas as coisas mudaram muito! Há vários restaurantes que servem sushi aqui em Porto Alegre, por exemplo. E conheço muitas pessoas que afirmam que sushi é a sua comida preferida.

Além de tudo isso, o Brasil recebeu muitos imigrantes japoneses. Segundo a Wikipedia, a imigração japonesa no Brasil começou oficialmente no ano de 1908. No dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru chegou na cidade de Santos, no estado de São Paulo, trazendo trabalhadores para as fazendas. Por conta disso, o dia 18 de junho foi estabelecido como o Dia Nacional da Imigração Japonesa.

A vida dos imigrantes japoneses nem sempre foi fácil aqui no Brasil. Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, muitos japoneses e descendentes de japoneses foram perseguidos. Alguns, inclusive, foram presos em campos de concentração ao lado de imigrantes alemães e italianos. 

De acordo com uma matéria publicada no site da BBC em portugês no dia 29 de agosto de 2020, houve um campo de concentração localizado no estado do Pará, na região amazônica, chamado Tomé-Açu, onde ficaram presos principalmente imigrantes japoneses. 

Atualmente, o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão. Cerca de 1,5 milhão de japoneses e seus descendentes vivem aqui.

Aliás, nem é preciso sair do Brasil para se viver um pouco da cultura japonesa. É o caso  do bairro Liberdade, na cidade de São Paulo. Lá, é possível ouvir gente falando japonês nas ruas. 

VOCABULÁRIO

apaixonar-se – to fall in love

seriado – TV series

ficção científica – science fiction

maldades – evil deeds

matricular-se – to enroll

peixe cru – raw fish

perseguidos – persecuted

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!