62. Rafaela Silva, judoca

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Hoje, vou falar de Olimpíadas novamente. Nos jogos olímpicos de verão deste ano, que estão sendo realizados em Paris, uma atleta que não subiu ao pódio emocionou muitos brasileiros. 

Estou falando de Rafaela Silva. Rafaela Silva é uma judoca brasileira. Ou seja, Rafaela Silva é uma atleta que pratica judô. O judô é uma arte marcial japonesa muito praticada aqui no Brasil. De acordo com a Confederação Brasileira de Judô, essa arte marcial chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses. Atualmente, o Brasil é um país forte quando se trata de competições internacionais de judô. 

Voltando para a judoca Rafaela Silva. Ela nasceu no ano de 1992 na favela Cidade de Deus, que fica na cidade do Rio de Janeiro. Desde criança, gostava de esportes, especialmente de futebol. Quando ela tinha sete anos de idade, seus pais a inscreveram em aulas de judô no Instituto Reação, que ficava dentro da favela. 

O Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil fundada pelo ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto. As Organizações da Sociedade Civil são entidades sem fins lucrativos que têm como objetivo ajudar o Estado, ou seja, ajudar o governo, a realizar projetos educacionais, por exemplo. 

Rafaela Silva conquistou a medalha de ouro no judô, na categoria até 57 quilos, nas Olimpíadas de 2016, que foram realizadas na cidade do Rio de Janeiro, aqui no Brasil. 

Este ano, 2024, nas Olimpíadas de Paris, Rafaela Silva perdeu a medalha de bronze para a judoca japonesa Haruka Funakubo. Rafaela perdeu a luta por ter realizado um movimento proibido, chamado “mergulho de cabeça”, ou head-dive em inglês. Por causa desse erro da brasileira, a judoca japonesa ficou com a medalha.  

Na ocasião, Rafaela Silva ficou muito triste e deu uma entrevista chorando. Muitos brasileiros se emocionaram também. Não somente pela tristeza da atleta, mas por ver alguém que nasceu em condições tão humildes chegar tão longe. Afinal, participar dos jogos olímpicos é um feito e tanto. 

Mas Rafaela ainda tem chance de conquistar uma medalha nas Olimpíadas de Paris. No sábado, dia 3 de agosto, ela vai participar da competição por equipes mistas.

A trajetória de Rafaela Silva até o momento não foi das mais fáceis. Esta não foi a primeira vez que a judoca foi desclassificada de uma competição por fazer um momento ilegal. Além disso, ela perdeu o ouro que havia conquistado nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Naquela ocasião, ela fez um exame antidoping que acabou revelando a presença de um medicamento usado contra a asma. 

VOCABULÁRIO

emocionar alguém – to move someone

inscrever – to enroll 

entidades sem fins lucrativos – non-profit organizations 

movimento proibido – prohibited movement

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!