63. Rebeca Andrade

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Esta semana, vou seguir falando sobre as Olimpíadas de Paris, porque tem muita coisa legal, tem muita coisa emocionante, acontecendo no esporte brasileiro.

E, claro, hoje tenho de falar sobre Rebeca Andrade. A Rebeca Andrade é uma ginasta brasileira. Estou gravando este podcast no dia 5 de agosto de 2024, uma segunda-feira. Hoje, Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo. Ela recebeu uma nota maior do que Simone Biles, que ficou com a medalha de prata.

Esta não é a primeira medalha que Rebeca Andrade conquista nesta edição dos jogos olímpicos. Além da medalha de ouro no solo, ela trará de Paris a medalha de prata no salto, a medalha de prata no individual geral e a medalha de bronze por equipe. 

Nas Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021, Rebeca Andrade também conquistou medalhas. Naquela ocasião, ela conquistou duas medalhas. Da capital japonesa, ela trouxe ao Brasil as medalhas de ouro no salto e de prata no individual geral.

Assim, hoje, Rebeca Andrade tornou-se a maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas, com seis medalhas no total. A maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas!

Rebeca Andrade nasceu na cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo, no dia 8 de maio de 1999. Atualmente, ela tem 25 anos de idade.

A mãe de Rebeca Andrade, Dona Rosa, trabalhou como faxineira para manter a família, para sustentar a família. Trabalhar como faxineira é trabalhar limpando a casa de outras pessoas. É um trabalho muito comum aqui no Brasil, geralmente realizado por mulheres. Mas, infelizmente, muitas pessoas têm preconceito contra as faxineiras.

Mesmo com toda a sua dedicação e talento, o percurso de Rebeca Andrade no esporte teve seus momentos difíceis. Ela passou por três cirurgias no joelho direito, e chegou a pensar em desistir da carreira. 

Além de ser atleta, Rebeca Andrade estuda psicologia. Ela está na faculdade e cursa psicologia, pois seus planos para o futuro incluem trabalhar como psicóloga esportiva. Ou seja, ela pretende trabalhar, ela planeja trabalhar como psicóloga atendendo atletas. 

Uma das inspirações de Rebeca Andrade foi Daiane dos Santos, que é tema do episódio 48 deste podcast.  

VOCABULÁRIO

sustentar – to support

dedicação – diligence

desistir – to give up

preconceito – prejudice

joelho – knee

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!