64. Beatriz Souza

 Foto: Alexandre Loureiro/COB

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

O tema de hoje é a atleta que conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Sim, seguimos falando de olimpíadas neste podcast! 

A atleta que conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris chama-se Beatriz Souza. Ela é judoca, ou seja, ela pratica o judô. O judô é uma arte marcial japonesa que chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses. Atualmente, o judô é um esporte muito popular entre os brasileiros. 

Beatriz Souza nasceu no dia 20 de maio de 1998, na cidade de Itariri, no estado de São Paulo. Ela nasceu em Itariri mas foi criada na cidade de Peruíbe, que também fica no estado de São Paulo.

Beatriz Souza conquistou o ouro no judô, na categoria acima de 78 quilos, no dia dois de agosto. Ela conquistou o ouro ao derrotar a judoca israelense Raz Hershko. Esta foi a primeira medalha de ouro do Brasil nas olimpíadas de 2024. 

Beatriz Souza conheceu o judô por causa de seu pai, que praticou o esporte por quinze anos. Ela começou a praticar judô ainda criança e conquistou sua primeira medalha em uma competição esportiva aos sete anos de idade. 

Além de atleta, Beatriz Souza é sargento do exército brasileiro. Ela é casada com o ex-jogador de basquete Daniel Souza. No seu tempo livre, Beatriz Souza gosta de cozinhar. Além do judô, ela também já praticou natação. 

Falando em judô, o Brasil também conquistou a medalha de bronze por equipes mistas nestas olimpíadas. A competição aconteceu no dia três de agosto.

Ou seja, além da medalha de ouro, Beatriz Souza ainda vai trazer para o Brasil uma medalha de bronze! 

Esta é a segunda vez que a disputa por equipes mistas integra o programa olímpico. A estreia aconteceu em Tóquio em 2021, quando a França ficou com o ouro.

VOCABULÁRIO

foi criada – was raised

tempo livre – free time

natação – swimming

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!