66. Rinite, sinusite e outras ites

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

O tema de hoje são algumas -ites que afligem as pessoas. E que, claro, afligem, afetam muitos brasileiros. Me refiro a rinite, a sinusite e a outras -ites.

Na semana passada, quase não consegui gravar este podcast. Não sei se vocês repararam, mas eu estava sem fôlego. Fôlego é a capacidade de respirar. Eu estava sem fôlego, sem conseguir respirar direito.

Na segunda-feira desta semana, dia 12 de agosto de 2024, fui ao médico. Na verdade, fui a uma médica. A uma médica especialista em pulmões. Uma médica especialista em pulmões é uma pneumologista.

O resultado da consulta é que tenho asma. A asma é uma doença respiratória muito comum. Mas eu tenho 44 anos de idade, e é a primeira vez que escuto que tenho asma. Foi uma surpresa.

Contudo, desde criança, eu sofro com rinite e sinusite. A rinite é uma inflamação na mucosa das cavidades nasais. Em outras palavras, é uma inflamação da parte de dentro do nariz. Uma das causas da rinite é a alergia. Por isso, falamos em rinite alérgica.

Já a sinusite é a inflamação na mucosa das cavidades paranasais. Ou, falando em português mais simples, é uma inflamação nos chamados seios da face, nas cavidades, nas aberturas, nos buracos que temos na parte de dentro do nosso rosto. 

Além da rinite e da sinusite, em português, muitos problemas de saúde terminam em -ite: bronquite, dermatite, artrite, só para citar alguns.  

De acordo com a médica que me atendeu, é muito comum que pessoas que sofrem com rinite e sinusite acabem desenvolvendo asma. Porém, ainda vou fazer alguns exames para que ela possa avaliar meu quadro com mais precisão, com mais detalhes. 

Falando em médico, aqui no Brasil, nós temos o SUS, que é o Sistema Único de Saúde. Todo cidadão brasileiro tem direito a usar os serviços do SUS. 

Mas tem muita gente aqui no Brasil e, na maioria das vezes, há poucos médicos e poucas vagas nos hospitais públicos. Por isso, muitas pessoas têm um plano de saúde. Um plano de saúde é um serviço no qual nós pagamos um valor por mês e, em troca, nós temos direito a ir ao médico e também a fazer exames, cirurgias, etc. Nem todo plano é igual, então é preciso saber o que o plano oferece se você for contratar um.

Eu tenho um plano de saúde. Sou professora, e a escola onde trabalho paga um plano de saúde para mim e para meu o marido. Por isso, posso dizer que “fui na médica pelo plano” e que “vou fazer os exames pelo plano”. Também falamos que “o plano cobre esse ou aquele procedimento.” O plano cobre, ou seja, o procedimento será pago pelo plano de saúde.

Ainda é possível pagar consultas, exames e procedimentos diretamente aos médicos, aos hospitais, às clínicas. Nesse caso, dizemos que é particular. 

VOCABULÁRIO

afligir – afflict 

sem fôlego – out of breath

inflamação – inflammation

avaliar meu quadro – evaluate my condition

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!