68. Xuxa

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

No episódio passado, no episódio anterior, falei sobre Sílvio Santos, que apareceu na TV brasileira por quase seis décadas apresentando diferentes programas de auditório. Então me lembrei de outra pessoa muito famosa por aparecer na TV aqui na Brasil: a Xuxa.

A Xuxa marcou a minha infância e a infância de muitas outras pessoas que cresceram nos anos 80, 90 e 2000. Quando eu era criança, o Xou da Xuxa era transmitido de manhã pela TV Globo. A TV Globo é a maior rede de televisão do Brasil. E, segundo a Wikipedia, é a segunda maior rede de televisão comercial do mundo

Eu estudei pela manhã a maior parte da minha infância, mas, mesmo assim, assistia ao Xou da Xuxa aos sábados, nos feriados e nas férias, claro.

Maria da Graça Meneghel, chamada de Xuxa desde criança, nasceu na cidade de Santa Rosa, que fica aqui no Rio Grande do Sul. Ela nasceu no dia 27 de março de 1963. Xuxa passou parte de sua infância na sua cidade natal. Quando ela tinha sete anos de idade, mudou-se com sua família para a cidade do Rio de Janeiro. 

Eu gostava mesmo dos desenhos animados que passavam durante o Xou da Xuxa. A parte do programa com brincadeiras e apresentações musicais não me atraía tanto assim. Mas a verdade é que eu nunca fui uma grande fã de programas de auditório. 

Uma coisa que me incomodava no Xou da Xuxa eram as Paquitas. As Paquitas eram suas ajudantes de palco. Eram jovens e lindas, e também cantavam e dançavam. O que me incomodava é que todas eram loiras. Todas as Paquitas eram loiras como a Xuxa, que tem cabelos loiros e olhos claros. Eu, com meu cabelo castanho, me sentia excluída. Acredito que muitas meninas brasileiras se sentiam assim também. 

Pra dizer a verdade, naquela época várias apresentadores de programas de auditório eram loiras. 

Mas esse sentimento de exclusão não me impediu de saber várias músicas gravadas pela Xuxa. Eu tinha um disco dela e o ouvia com frequência, dançando e cantando junto. Além disso, quando eu tinha uns 10, 11 anos de idade, montei uma pasta com fotos e reportagens sobre a Xuxa. Várias amigas minhas tinham esse tipo de pasta, e eu fiz uma também para me sentir mais integrada, para não me sentir excluída na escola.

A Xuxa também foi a estrela principal de vários filmes, como Super Xuxa Contra o Baixo Astral. Claro, eu assisti a vários desses filmes no cinema. 

A Xuxa segue atuando como artista, mas há alguns anos eu não acompanho o seu trabalho. Ela também busca ajudar instituições com sua fortuna e fala sobre diversos temas importantes, como mudança climática e respeito aos direitos das crianças.

VOCABULÁRIO

programas de auditório – variety shows

aparecer na TV – to appear on TV

loira – blonde

cabelo castanho – brown hair

pasta – folder

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!