75. Cataratas do Iguaçu

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Você já ouviu falar nas Cataratas do Iguaçu

Para começar, o que são cataratas? Bom, existe a catarata que é uma doença dos olhos. E não é sobre isso que vou falar. 

Neste episódio, o sentido que nos interessa de catarata é o de uma queda-d’água. Uma queda-d’água é quando temos uma quantidade grande de água que cai de uma certa altura, por causa de alterações, por causa de mudanças no terreno. 

Por exemplo, temos um rio que corre por uma certa área e, num certo local, há um grande desnível. A água desse rio vai cair, vai formar uma queda-d’água. 

Nós temos algumas palavras em português para nos referirmos a quedas-d’água. 

Uma cascata, por exemplo, é uma queda d’água pequena. Já a palavra cachoeira, uma palavra bastante comum, bastante usada aqui no Brasil, tem um sentido mais genérico. Ou seja, a palavra cachoeira pode significar qualquer tipo de queda-d’água. Por fim, a palavra catarata refere-se a grandes quedas-d’água. 

Em resumo, queda-d’água e cachoeira são palavras que se referem a qualquer volume de água que cai de uma certa altura devido a desníveis no terreno. Uma cascata é uma queda d’-água pequena. E uma catarata é uma queda-d’água grande.

Agora já definimos que as Cataratas do Iguaçu são grandes quedas-d’água. As Cataratas do Iguaçu referem-se a cerca de 275 quedas-d’água no rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina. No lado brasileiro, podemos visitar as cataratas indo ao Parque Nacional do Iguaçu, que fica na cidade de Foz do Iguaçu. A cidade de Foz do Iguaçu fica no estado do Paraná. E o Estado do Paraná faz parte da Região Sul do Brasil. 

De acordo com uma lenda tupi-guarani, as cataratas surgiram quando Naipi, a filha do cacique de uma tribo, fugiu com Tarobá, um jovem guerreiro dessa mesma tribo. Os dois jovens fugiram para viver seu amor porque Naipi seria consagrada, ou seja, teria de se dedicar, a uma divindade em forma de serpente.

Esse deus em forma de serpente, essa divindade em forma de serpente,  não ficou nada feliz com a fuga dos jovens, é claro. Na verdade, ele ficou muito brabo, esse deus ficou com muita raiva. Por isso, ele foi para baixo da terra e começou a se retorcer, a se mover de forma brusca, e isso gerou os abismos, os acidentes, os desníveis no terreno por onde passa o rio Iguaçu. E, assim, surgiram as Cataratas do Iguaçu. 

Depois do surgimento das Cataratas do Iguaçu, Naipi foi transformada em pedra, e Tarobá foi transformado em árvore.

VOCABULÁRIO

queda-d’água – waterfall

terreno – ground, piece of land

desnível – uneveness 

fronteira – border

lenda – legend 

fugir – to run away

divindade – deity

serpente – serpent, snake

transformada, transformado – turned into

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!