79. Brasil e Coreia do Sul
Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
Sou brasileira, como vocês já sabem. Moro no Brasil, mais especificamente na cidade de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Há alguns dias, fui ao meu restaurante preferido aqui em Porto Alegre, chamado Okpo. O Okpo é um restaurante de comida coreana. Eu comi pasteis de kimchi, tteokbokki, e outros pratos deliciosos.
Antes de dormir, meu marido e eu temos o hábito de assistir a pelo menos um episódio de dorama. Um dorama é uma série de TV coreana. No momento, estamos assistindo a um dorama chamado Hospital Playlist. Hospital Playlist é um drama médico e acompanha o dia a dia de cinco amigos que trabalham em um grande hospital coreano.
Eu também estou aprendendo o idioma coreano, bem devagar, bem aos poucos. Meu objetivo para este ano era aprender hangul, que é o sistema de escrita da língua coreana. Eu testei vários aplicativos até encontrar um de que gostei. Agora, estou usando outros aplicativos para aprender vocabulário e ter uma noção básica da gramática.
E pensar que a primeira produção audiovisual coreana a que assisti foi o filme Parasita, no início de 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid. No início de 2020, fui ao cinema com meu marido e duas amigas para ver esse filme. Hoje, já perdi a conta de quantos doramas assisti.
Além disso, acho que comi comida coreana pela primeira vez em 2021 ou 2022. Não lembro bem. Mas sei que, antes disso, nunca tinha ouvido falar no nome de pratos famosos coreanos, como kimchi, que é feito com vegetais fermentados, especialmente acelga, e tteokbokki, um bolinho feito de arroz e temperado com pasta de pimenta.
Além de mim, muitas outras pessoas aqui no Brasil têm se interessado pela cultura coreana nos últimos anos. Muitas amigas minhas assistem a doramas, e algumas gostam de k-pop. O interesse pela comida coreana também está aumentando.
É um fenômeno muito interessante. Mas não é algo que aconteceu por acaso. De acordo com uma matéria publicada no site da Agência Brasil no dia 25 de junho de 2023, “Esse aumento na divulgação da cultura coreana é resultado de um forte investimento e incentivo da Coreia do Sul no setor. E a isso se chama Hallyu, ou onda coreana.”
Além disso, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, em 2023, a Coreia do Sul foi o 12º maior parceiro comercial do Brasil no mundo. E o Brasil abriga uma grande comunidade de origem sul-coreana, com mais de 50 mil pessoas, estabelecidas principalmente na cidade de São Paulo. Trata-se da maior comunidade de coreanos na América Latina, a terceira maior população coreana fora da Ásia e a 11ª no mundo. O primeiro grupo de imigrantes partiu da cidade de Busan em dezembro de 1962 e chegou em Santos, no estado de São Paulo, em fevereiro de 1963.
VOCABULÁRIO
noção básica da gramática – basic notion of grammar
produções audiovisuais – audiovisual productions
acelga – chard
divulgação – publicizing
Ministério das Relações Exteriores – Ministry of Foreign Affairs
abrigar – to house
parceiro comercial – commercial partner
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!