83. Como chamar alguém de feio

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Recentemente, vi no Instagram, no perfil chamado Brasil Falado, um post com várias formas de se chamar alguém de feio. Achei muito engraçado, e resolvi compartilhar com vocês.

É preciso deixar uma coisa bem clara: no Brasil, é ofensivo chamar uma pessoa de feia. Pelo menos diretamente. Acho que é assim em todos os lugares, ou em quase todos os lugares. Mas, às vezes, queremos descrever uma pessoa para outra e, bem, queremos dizer que essa pessoa é feia. E os brasileiros são muito criativos nessa hora.

Quando uma mulher se apaixona por um homem feio, ela costuma dizer para as amigas que ele tem uma “beleza rústica.” “Ah, ele não é feio, ele tem uma beleza rústica!” Ou seja, ele não está dentro dos padrões atuais do que é ser bonito. 

Agora, quando um brasileiro quer dizer que uma pessoa é muito feia, diz “é o cão chupando manga.” Eu não sei de onde surgiu essa expressão, pois já vi fotos de cachorros de verdade comendo manga e não vi nada de feio. Mas essa é uma expressão bastante comum, “cão chupando manga”.

Uma maneira muito criativa de dizer que uma pessoa é feia é dizer que “parece que ela foi desenformada quente”. Quando a gente assa um bolo, depois de pronto, temos de desenformá-lo, ou seja, tirá-lo da forma. Quando a gente desenforma um bolo, quando a gente tira um bolo da forma cedo demais, o bolo perde a forma. Esse é o sentido de “parece que foi desenformado quente,” ou seja, parece que essa pessoa foi tirada da forma cedo demais e, assim, perdeu a forma. 

Podemos dizer também que “a beleza o persegue, mas ele é mais rápido”. Ou que, se beleza fosse crime, ele seria inocente.

Outras maneiras de falar sobre a falta de beleza de uma pessoa incluem: nasceu virado do avesso, parece que foi montado ao contrário. Também já ouvi dizer que alguém foi mal diagramado. 

Esses exemplos são para mostrar como os brasileiros são criativos na hora de usar a linguagem. Mas reitero que no Brasil não é legal chamar uma pessoa de feia. Acho que é assim em todos os lugares. E, claro, sei que a questão da beleza é um assunto muito complicado. 

O que a gente considera bonito tem muito a ver com o lugar e o momento histórico em que vivemos. Além disso, as redes sociais, com seus vários filtros, nos fazem muitas vezes ter padrões de beleza inatingíveis, ou seja, impossíveis de atingir. Mas muitos brasileiros tentam atingir esses padrões impossíveis de beleza, por isso o Brasil está entre os países que mais fazem cirurgias plásticas no mundo. Mas esse é um assunto para outro episódio.

VOCABULÁRIO

feio – ugly

engraçado – funny

cão – o mesmo que cachorro, dog

assar um bolo – to bake a cake

cirurgia plástica – plastic surgery

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!