85. Trabalho infantil
Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
O trabalho infantil, infelizmente, ainda é uma realidade no mundo. E ainda é uma realidade no Brasil. Para a Organização Internacional do Trabalho, o trabalho infantil é aquele que é perigoso e prejudicial à saúde e ao desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfere na sua escolarização.
Estamos falando sobre crianças que perdem a infância para o trabalho.
De acordo com uma notícia publicada no site do IBGE, no Brasil, em 2023, no ano passado, havia mais de 1 milhão e 800 mil de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade que trabalhavam em atividades econômicas ou na produção para o próprio consumo. Destas, mais de 1 milhão e 600 mil estavam em situação de trabalho infantil.
Em outras palavras, havia mais de um milhão e meio de crianças e adolescentes realizando trabalhos perigosos e prejudiciais a sua saúde e a seu desenvolvimento mental, físico, social ou moral, e que ainda por cima interferia em sua escolarização, ou seja, em sua educação na escola.
A proporção de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil era de 5,2% em 2016 e caiu para 4,5%, em 2019. Em 2022, aumentou novamente, subindo para 4,9%. Já em 2023, esse indicador caiu um pouco, para 4,2%. Caiu, mas deveria ser zero, não é mesmo?
O maior número de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil estava na Região Nordeste. Porém, a maior proporção estava na Região Norte, onde 6,9% das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil.
De acordo com o site do Governo Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego atua para para erradicar, para acabar com o trabalho infantil é constante. Os cidadãos também podem fazer sua parte, claro. Para denunciar casos de trabalho infantil, podemos ligar gratuitamente para o Disque Direitos Humanos – Disque 100.
Hoje o tema foi pesado, né? Vou preparar um episódio mais leve para quinta-feira!
VOCABULÁRIO
infelizmente – unfortunately
perigoso – dangerous
prejudicial – harmful
desenvolvimento – development
interferir – to interfere
gratuitamente – for free
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!