86. Guaraná

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Coca ou guaraná?

Se você for a um restaurante brasileiro e quiser tomar um refrigerante, é provável que escute essa pergunta. Coca é a famosa Coca Cola, presente praticamente no mundo inteiro. Bom, há locais aqui no Brasil onde não se vende Coca Cola, mas sim sua concorrente, Pepsi. Há ainda refrigerantes de laranja, de uva, de limão… Mas o refrigerante mais brasileiro de todos, e um dos mais apreciados por aqui, é o refrigerante feito com guaraná.

O que é o guaraná? De acordo com a Wikipedia, o guaraná é uma planta nativa brasileira. É uma espécie vegetal trepadeira, que pode chegar a três metros de altura, sendo bem adaptada ao clima quente e úmido.

O fruto do guaraná é uma pequena bolinha vermelha que, quando está madura, abre-se parcialmente, abre-se em parte, deixando aparecer a polpa branca e a semente marrom. O fruto do guaraná tem grande quantidade de guaraína. A guaraína é muito parecida com a cafeína. É um estimulante. Por isso, o fruto do guaraná é usado pelas indústrias farmacêutica e cosmética. E, claro, o fruto do guaraná é usado para se fazer refrigerante.   

Quando eu era criança e ficava doente, minha mãe me dava Guaraná para tomar. Não sei se outras mães faziam ou ainda fazem isso. A mãe do meu marido não tinha esse costume. O problema é que, quando eu estava doente, gripada ou com dor de garganta, não podia tomar nada gelado. Assim, eu tinha de tomar Guaraná morno mesmo. 

O refrigerante de guaraná mais vendido do mundo é o Guaraná Antarctica, produzido desde 1921 no Brasil. De acordo com o site da empresa, os frutos para a fabricação do refrigerante são colhidos e torrados artesanalmente na Amazônia há um século. Esse trabalho é realizado na cidade de Maués, também conhecida como a Terra do Guaraná. Maués fica no coração, no centro, no meio da floresta amazônica, a 267 km da capital Manaus, e tem 62 mil habitantes.​ 

Claro que existe uma lenda que narra a origem da planta do guaraná. Segundo essa lenda, as tribos de Munducurucânia eram as mais prósperas, as mais ricas, dos índios. Venciam todas as guerras, as pescas eram ótimas, os peixes, os melhores, e as doenças eram raras. Tudo isso por causa de um menino que, há alguns anos, nascera naquela tribo. Mas, certo dia, o Gênio do Mal, um espírito malvado, apareceu em forma de cascavel, de uma cobra, e matou o garoto. Todos ficaram muito tristes. Então Tupã, o deus dos índios, disse para plantarem os olhos do menino, porque dali nasceria a planta da vida. 

VOCABULÁRIO

concorrente – competitor

refrigerante – soft drink

morno – warm

colhidos – picked

torrados – roasted 

artesanalmente – by hand 

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!