88. Açaí

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Uma frutinha brasileira que faz sucesso em várias partes do mundo é o açaí. O açaí é o fruto do açaizeiro, uma palmeira nativa da Amazônia brasileira. O açaí é uma frutinha redonda, pequena e roxa que é considerada um superalimento por muitas pessoas. Isso por seu alto teor energético e também por conter muitas vitaminas.  

Mas, antes do sucesso internacional do açaí, o açaizeiro já era valorizado economicamente por seu palmito. O palmito é um alimento que vem da parte interna do tronco de algumas palmeiras. 

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, mais conhecida como Conab, o açaí ganhou fama mundial a partir da década de 1990, e hoje “é um dos mais importantes produtos do extrativismo nacional e um dos principais responsáveis por dar visibilidade à biodiversidade da Floresta Amazônica”. O Pará, estado da região norte do país, é o maior produtor mundial de açaí. A fruta também é produzida nos estados do Amazonas, Maranhão e Amapá.   

Ainda de acordo com a Conab, cerca de 77% do total de açaí exportado vai para as indústrias de processamento dos Estados Unidos. Apesar do açaí ser um produto originário das terras amazônicas brasileiras, os Estados Unidos são o maior processador e exportador de produtos à base de açaí. Entre os alimentos processados que contêm açaí podemos citar: sucos, bebidas energéticas, balas e sorvetes. 

De acordo com a Wikipedia, na Amazônia, o açaí é tradicionalmente consumido com farinha de mandioca ou tapioca. Já em outras regiões do Brasil, inclusive aqui no Rio Grande do Sul, há várias lanchonetes que vendem açaí na tigela. O açaí na tigela é feito misturando-se a polpa do açaí com xarope de guaraná. Essa pasta resultante, que parece um sorvete, é servida com outras frutas e cereais.  

Existe, claro, uma lenda que conta a origem do açaí. Vou contar aqui a versão que encontrei num site chamado Portal Amazônia.

“Antes de existir a cidade de Belém, capital do estado do Pará, uma tribo muito numerosa vivia naquela região. Não havia muitos alimentos no local, por isso, a vida era muito difícil. Numa época de muita fome, o cacique da tribo, chamado Itaki, ordenou o sacrifício de todas as crianças recém-nascidas.

Um dia, a filha do cacique, chamada Iaçã, deu à luz uma menina linda, que também teve de ser sacrificada. Iaçã ficou desesperada. Certa noite, Iaçã ouviu um choro de criança. Ela saiu de sua casa e viu sua filhinha sorridente, perto de uma palmeira. Iaçã correu até a menina e a abraçou. No dia seguinte, os moradores da tribo encontraram o corpo de Iaçã já sem vida, abraçado ao tronco da palmeira. A palmeiras estava carregada de frutinhos escuros. O açaí. A partir desse dia, o cacique suspendeu sua a ordem de matar as crianças.” 

VOCABULÁRIO 

palmeira – palm tree

pamito – heart of palm

teor energético – energy content

polpa do açaí – açaí pulp

xarope de guaraná – guarana syrup

crianças recém-nascidas – newborn babies

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!