93. Dia da Consciência Negra

Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Estou gravando este podcast no dia 18 de novembro de 2024, uma segunda-feira. A próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, será feriado pela primeira vez aqui em Porto Alegre. É que o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, agora é feriado em todo o Brasil. Antes, era feriado somente em algumas cidades e em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. 

Mas por que este dia é tão especial? De acordo com a Agência Brasil, o 20 de novembro lembra a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, quando Zumbi tinha aproximadamente 40 anos de idade. Zumbi lutou contra a escravidão durante o período colonial e se tornou um dos maiores símbolos da resistência contra a escravidão de pessoas negras no país.

Zumbi dos Palmares foi o último do líder do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. 

O Quilombo dos Palmares era uma comunidade formada por pessoas negras escravizadas que haviam escapado, que haviam fugido, das fazendas. A comunidade ocupava uma área mais ou menos do tamanho de Portugal e, na época da morte de Zumbi, tinha uma população de cerca de trinta mil pessoas. O Quilombo dos Palmares ficava numa área que hoje pertence ao estado de Alagoas, no nordeste do Brasil.

Pouco se sabe sobre a vida de Zumbi. Segundo o jornalista Décio Freitas, que viveu no século 20, Zumbi nasceu aproximadamente em 1655, no Quilombo dos Palmares. Quando tinha cerca de seis anos de idade, Zumbi teria sido aprisionado e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo. Teria sido batizado com o nome “Francisco” e, aos 10 anos de idade, já seria fluente em português e latim. 

Aos 15, Zumbi teria fugido e voltado para o Quilombo de Palmares. Alguns anos depois, ele ficou famoso ao defender o Quilombo dos Palmares do ataque das tropas portuguesas. Aos 25 anos, tornou-se o líder do Quilombo dos Palmares. 

Porém, hoje não se tem muita certeza de todos esses detalhes. O que se sabe, sim, é que o Quilombo dos Palmares foi uma grande comunidade de pessoas que buscavam a liberdade longe das fazendas dos colonizadores portugueses, e que Zumbi foi um de seus grandes defensores e seu último líder. 

Hoje, a memória de Zumbi é um símbolo de luta contra o racismo que, infelizmente, ainda existe no Brasil.

VOCABULÁRIO

feriado – holiday

escravidão – slavery

período colonial – colonial period

liberdade – freedom

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!