97. Capoeira
Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
A capoeira é um dos símbolos do Brasil. Mas o que é a capoeira? É uma arte marcial, e também uma dança. Os praticantes de capoeira ainda fazem música, cantando e tocando instrumentos como o berimbau.
A capoeira surgiu no Brasil na época da escravidão, provavelmente no século 16, provavelmente no Quilombo dos Palmares, sobre o qual falei no episódio 93 deste podcast.
A capoeira surgiu como resposta à violência a que eram submetidas as pessoas escravizadas. Ou seja, a capoeira surgiu como uma forma de defesa pessoal, pois as pessoas escravizadas eram geralmente tratadas de forma muito violenta.
A palavra capoeira significa “o mato que nasce depois do desmatamento”. Este nome está relacionado aos locais onde a capoeira era realizada, era praticada, inicialmente.
A capoeira é uma luta que envolve movimentos rápidos. Dessa forma, permitia que as pessoas se defendessem, especialmente quando buscavam a liberdade e eram perseguidas.
Mas para não levantarem suspeitas enquanto treinavam, enquanto praticavam, os capoeiristas adicionaram à luta elementos coreográficos, ou seja, dança, além da música. Assim, quem os visse numa roda de capoeira não poderia dizer, não poderia saber, que eles estavam praticando uma luta.
De acordo com o jornalista e bacharel em educação física Lucas Afonso, além da defesa corporal, “a capoeira foi criada como mecanismo de resistência cultural, em um processo de manutenção da identidade dos povos africanos que foram submetidos à escravidão.”
A capoeira surgiu no campo e depois chegou a cidades como Salvador, Recife e Rio de Janeiro. Com o fim da escravidão no Brasil, a capoeira foi proibida. A capoeira só deixou de ser considerada um crime em 1937, menos de cem anos atrás.
Hoje em dia, vemos rodas de capoeira por todo o território brasileiro e até no exterior, ou seja, até em outros países. Os capoeiristas fazem uma roda, um círculo, e dançam e cantam enquanto dois deles jogam, ou seja, colocam em prática os movimentos de dança e de luta.
De acordo com a Wikipedia, o jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do tocador de berimbau, ou seja, pode terminar por ordem da pessoa que toca o berimbau, ou quando algum outro capoeirista da roda compra o jogo, ou seja, quando algum outro capoeirista da roda entra no jogo.
O objetivo do jogo da capoeira não é o nocaute, não é destruir o oponente. O maior objetivo do capoeirista ao entrar em uma roda é derrubar o oponente sem ser golpeado, é fazer o oponente cair, preferencialmente com uma rasteira.
VOCABULÁRIO
arte marcial – martial art
luta – fight
praticantes – practitioners
escravidão – slavery
derrubar o oponente – to make the opponent fall
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!